Iniciado o primeiro curso de atualização em Odontologia para Terapia Intensiva

Iniciado no último final de semana pela ABO-RO (Associação Brasileira de Odontologia), com o apoio do CRO-RO (Conselho Regional de Odontologia de Rondônia) e da SOTIRO (Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Rondônia) o I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA PARA TERAPIA INTENSIVA, ministrado pela Prof.ª Camila de Freitas e pelo Prof. Fábio Prudente, ambos de Goiânia.

Com esta iniciativa estas entidades visam capacitar o cirurgião-dentista a atuar na UTI, atendendo o que prescreve a RDC 07 da ANVISA, que determina a assistência odontológica como um dos requisitos mínimos da assistência multiprofissional, oferecida aos pacientes internados nas UTIs, e da Lei Estadual n° 2.494, de 30 de maio de 2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva, em todos os hospitais públicos do Estado de Rondônia.

Este módulo inicial foi agraciado com uma palestra do Deputado Federal e médico intensivista Mauro Nazif, um grande defensor da odontologia no Congresso Nacional. Mauro falou sobre os Projetos de Lei que tem trabalhado em favor da odontologia, dentre os quais teve o privilégio de ser relator dos projetos que tratam da regulamentação da odontologia na UTI e da odontologia do trabalho. Mauro falou ainda sobre a situação do Projeto de Lei que trata do piso salarial do cirurgião-dentista e da regulamentação da aposentadoria especial para todos os profissionais de saúde.

O curso será composto de seis módulos e abrangerá todo o conteúdo necessário a capacitar o cirurgião-dentista a compor a equipe multiprofissional da UTI.